No passado sabado em Gouveia

21-10-2008 22:15

 A Administração do nafguarda.webnode.com andou pelo Distrito e achou curioso assistir a um jogo de Infantis, visto que é nesta camada a grande alteração a nível de arbitragem do nosso distrito.

A.R.C.Escolas Desportivas Oeiras X N.D.S. “D” foi o jogo observado no qual foi dirigido pelo árbitro Bruno Pinto. 

No seguimento da visualização do jogo fizemós algumas perguntas ao árbitro do encontro para ver qual a opinião deste acerca do método de utilizar-se apenas um árbitro nos jogos de infantis. 

 

Administração (Admin)- Na sua opinião este método adoptado de apenas um árbitro para os jogos de infantis veio beneficiar ou prejudicar a modalidade neste escalão? 

Bruno Pinto (BP) – Este método de apenas um árbitro já vinha sido implantado por relativamente 80% das associações do nosso país, visto estas se encontrarem em contenção de despesas, este método vem ser muito vantajoso para as associações, visto que com apenas um árbitro, os custos são menores. Para os árbitros não se torna tão vantajoso, visto que o seu trabalho dentro de campo duplicou, o trabalho que antes era feito por dois árbitros, agora o trabalho vai ser o mesmo mas feito apenas por um árbitro. Na minha opinião as maiores dificuldades encontram se nos lançamentos de linha lateral duvidosos em que o arbitro ao não andar na linha é-lhe impossível ver se a bola sai totalmente do terreno de jogo ou não. A outra dificuldade encontra se nos fora-de-jogo, porque um árbitro que não esteja minimamente bem fisicamente e visto que tem que acompanhar os dois ataques e ver ambos fora-de-jogo tem de se encontrar sempre muito bem colocado.

Admin - Acha então muito cansativo e desvantajoso para um árbitro realizar jogos nestas condições?  

BP - Desvantajoso não digo, até pode ser muito vantajoso, estes jogos para um árbitro adquirir uma boa condição fisica são excelentes, devido ao facto que ja mencionei na resposta anterior o árbitro tem de estar sempre muito bem colocado devido a ter que acompanhar os respectivos fora-de-jogo das duas equipas.

Admin - O que acha da diagonal que é recomendada para estas camadas jovens?

BP - Acho que é a diagonal mais correcta, além de como ja disse de estes jogos serem uma preparação fisica para um arbitro, sao também uma excelente formação para se adquirir no futebol de 11, especialmente para os arbitros que entraram recentemente para o mundo da arbitragem, tendo jogos de camadas jovens e assim se poderem preparar melhor para as camadas superiores do futebol.

Admin - E para finalizar que conselho daria aos outros árbitros que arbitram neste tipo de jogos?

BP - Conselho? Talvez diria que para estes jogos é precisa muita condição fisica, esforço, dedicação e sobretudo muito empenho, estes jogos não podem ser encarados como mais um jogo de miudos, os arbitros agora vão passar a ter o dobro do trabalho, e nisso que os árbitros têm que pensar.