Jornada quente na 1º Liga

06-04-2010 02:42

 

Há Dias assim...

https://www.cmjornal.xl.pt/imgs/ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_F2A26FA6-67EC-4537-A661-5DE47E6D6D40_img_detalhe_noticia_pt_1.jpg
Já se aguardava uma ponta final de campeonato muito problemática , mas creio que o cenário ameaça ser bastante pior. Estou a falar , claro , do derby minhoto , mas também (em menor grau) do desafio de Alvalade. Já se calculava que as arbitragens fossem estar debaixo de fogo , só que temo que os árbitros sejam acusados de tudo e mais alguma coisa...até quando acertam. Mas vamos por partes.

Artur Soares Dias marcou quatro grandes penalidades na partida do Estádio Axa e expulsou quatro jogadores do V.Guimarães. É anormal? É. Mas estes julgamentos das acções dos árbitros não se medem pela quantidade , mas sim pela justeza - ou não - das decisões. Por exemplo , em relação aos penáltis , e olhando sem as cores-dos-interesses , o único que pode gerar alguma discussão é o último. E quanto às expulsões - praticamente todas por protestos e palavras - é impossível saber quem tem razão. Ainda que , como já aqui referi várias vezes com outras equipas e outros protagonistas , querer  transformar jogadores de cabeça perdida em anjinhos é algo que não cola bem. Tal como não podemos partir do princípio de que qualquer reclamação deve ser "despachada" com um vermelho.

O árbitro teve ainda dois momentos marcantes. Assinalou um penálti contra o Braga , mas voltou atrás com a ordem. Pode ser insólito , mas não é inédito. E , desta vez , ainda bem que se evitou um erro , porque não houve infracção. O presidente Emílio Macedo terá aludido a um recurso "às novas tecnologias" para a mudança da decisão. É bom esclarecer isto , porque a acusação é gravíssima. O outro caso é mais complicado e vai levar o V.Guimarães a protestar o jogo por alegado erro técnico. Artur Soares Dias mostrou um cartão vermelho a Rodriguez , mas o jogador permaneceu em campo , é este o argumento. Não vou pronunciar-me sobre o assunto , mas sugiro que se verifiquem todas as imagens televisivas relacionadas com o lance em causa. Talvez a explicação seja mais simples do que parece. É só uma ideia...

Em Alvalade , Pedro Proença expulsou Izmailov por ter uma entrada "de pitões" sobre Chidi. A partir daí , e até ao final , os adeptos leoninos assobiaram e insultaram o árbitro , com alusões ao benfiquismo de Proença pelo meio. Goste-se ou não , as leis falam de vermelho directo em caso de agressão ou de tentativa de agressão. É indiferente. Mas , como é evidente , ninguém quer saber disso para nada. A única coisa que passou pela cabeça dos ditos adeptos foi que o próximo desafio do Sporting é na Luz.

No fundo , estas derradeiras jornadas correm o sério risco de se tornarem numa fogueira incontrolável. Pior : não creio que os dirigentes estejam muito preocupados com isto , porque entendem que precisam de dizer às massas associativas aquilo que elas querem ouvir. Há demasiada gente mais próxima da irracionalidade sul-americana do que do bom senso europeu. E essa vai ser a nossa perdição.

Permitam-me umas palavras para quem não tem culpa alguma do triste momento que vamos vivendo. Uma saudação para Yanick Djaló , autor de três golos (o último foi excelente) , num desafio muito bem ganho pelo Sporting , com genuína tranquilidade , a um Rio Ave que entrou em colapso há já uma semana. E outra saudação ainda para aqueles jogadores do Braga e do V.Guimarães que levaram a sério o derby , jogando de forma intensa e determinada. Alan e Rui Miguel foram dois deles. 

Mário Fernando - Jogo Jogado da TSF