Javier Ruiz, «Ex-ábitro denuncia corrupção»

20-05-2011 17:57

 

 


 

Ruiz vai recorrer à justiça argentina para encontrar culpados da corrupção na arbitragem argentina.



Javier Ruiz, ex-árbitro, lançou a polémica na Argentina ao afirmar que os dirigentes subornam para serem favorecidos nos jogos dos torneios Abertura e Clausura. O homem que se auto-intitula «corrupto arrependido», declarou que vai recorrer à justiça pois teme por si e pela família, e adianta que possui provas concretas que envolvem árbitros, dirigentes, empresários e jornalistas ligados ao desporto.

«Se tenho de dar a cara, faço-o e respondo por tudo, mas está na hora de mudar esta situação. Não sou um doido que lança estas coisas para o ar. Sou um louco que sabe de depósitos bancários, valores, datas... Podem detectar telefonemas com vários empresários e dirigentes», revelou à emissora Pop Radio e ao jornal «Diario Libre».

Ruiz deu detalhes do esquema de subornos. «Os clubes não são beneficiados necessariamente com um penalti. Gere-se de acordo com as características da equipa. Um conjunto como o do Ricardo Caruso Lombardi [actual técnico do Quilmes], por exemplo, é favorecido com a marcação de lances de bola parada perto da área contrária, porque ele trabalha muito bem essas jogadas e costuma ter jogadores altos. O treinador nem sempre sabe de tudo isto», explicou o ex-árbitro.

«Há árbitros que cobram até ao intervalo. Isto é um grande negócio», disparou. O antigo juiz considera que o Rivel Plate não conseguiu manter-se na elite do futebol porque os dirigente não cumpriram o suposto pagamento estabelecido. No final do ano passado, Ruiz já tinha anunciado que a subida à primeira divisão do San Martín de Tucumán, em 2008, e do Characita Juniros, em 2009, assim como o título conquistado pelo Boca Juniors, em 2008, foram «arranjados».



Fonte: Mais Futebol