Começou hoje a profissionalização

02-03-2010 22:54


A primeira reunião introdutória tendo em vista o processo de profissionalização da arbitragem portuguesa começou esta tarde no Estádio Jorge Sampaio, em Vila Nova de Gaia.

Na sessão estiveram presentes apenas três juízes, Vasco Santos, Jorge Sousa e Artur Soares Dias. Apesar da fraca adesão, o presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, Vítor Pereira, não se mostrou preocupado.

"Aquele não era um grupo definitivo pois alguns árbitros ainda não definiram as suas situações profissionais e alguns também estudam na Universidade", afirmou o líder da CA.

O projeto da profissionalização da arbitragem arranca oficialmente hoje no centro de treinos do Monte da Galega, na Amadora, e em Pedroso, Vila Nova de Gaia, sendo que o lote de 12 elementos (oito árbitros e quatro árbitros assistentes) ainda não está completo. Por ora, a Comissão de Arbitragem (CA) endereçou convites a sete juízes internacionais, mas só seis é que deram resposta positiva [ver quadro]. Pedro Proença não aceitou e Artur Soares Dias ainda está a refletir. De fora, por imperativo da idade, ficaram Lucílio Baptista (em abril completa 45 anos e termina a carreira no final da época) e João Ferreira (faz 43 em setembro).

O líder da CA, Vítor Pereira, de 52 anos, irá liderar este processo com os vogais Antonino Silva e Domingos Gomes, juntamente com uma vasta equipa de instrutores. Hoje, os árbitros e assistentes que aceitaram o convite apresentam-se pelas 14 horas no respetivo centro de estágio (separado de acordo com a zona geográfica) e aí permanecem até às 18 horas.

fonte: Record