TECNOLOGIA PARA DISSIPAR DÚVIDAS NO FORA-DE-JOGO

31-03-2009 17:56

Além da petição para a introdução das novas tecnologias no futebol, Portugal também pode oferecer as soluções técnicas para ajudar os árbitros a errar menos, um exemplo disso é a uma tecnologia desenvolvida pela Ydreams. A solução pode permitir, em tempo real, conhecer a posição tridimensional de qualquer jogador a todo instante, uma possibilidade que possibilita recolher dados estatísticos sobre os jogadores e, por exemplo, determinar com exactidão os fora-de-jogo.

Em parceria com o grupo de fotoquímica da Universidade Nova de Lisboa, a Ydreams desenvolveu umas tintas, invisíveis a olho nu, que apenas são detectadas por câmaras de infra-vermelhos, tendo os jogadores as camisolas marcadas com essas tintas. Seria, então, possível determinar as suas posições a qualquer momento no terreno de jogo.

Segundo Inês Henriques, investigadora da Ydreams, poder-se-iam "utilizar câmaras de infra-vermelhos para depois detectar todos os seus movimentos e, com isso, facilitar toda a estatística que é possível fazer sobre cada jogador".

No caso das arbitragens esta tecnologia poderia, por exemplo, tirar as dúvidas acerca dos fora-de-jogo, pois segundo Inês Henriques "como cada jogador é identificado segundo uma marca, seria possível ver a sua posição relativa".

E acrescentou, quanto à utilização ou não destas novas tecnologias ao dispor do futebol, que serão "as entidades competentes a decidir como é que isso poderia ajudar os árbitros".

A Ydreams é uma empresa que cria ambientes interactivos, design e diversas tecnologias para desenvolver esses mesmos ambientes, onde se pretende integrar o universo digital no mundo real com que se pretende inovar nas formas de comunicação e de acessos a conteúdos